Relatório propõe caminhos para fortalecer o Regime de Colaboração na Educação Infantil no Brasil
Documento produzido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e a Fundação Bracell destaca benefícios da colaboração para a qualidade da Educação Infantil.
Para contribuir com o debate sobre como avançar na implementação do Regime de Colaboração, a Fundação Bracell, em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – Polo de Ribeirão Preto (IEA-RP/USP), promoveu um encontro sobre o tema, em 19 de fevereiro, no IEA da USP, em São Paulo.
Com representantes das três esferas de governo, pesquisadores e conselheiros de educação, a “Mesa de Aprofundamento com foco no Regime de Colaboração”, teve o objetivo de construir coletivamente um documento que apresenta os principais desafios e recomendações sobre o assunto.
O encontro contou com as contribuições de:
Entre os representantes das instituições organizadoras, marcaram presença: Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP/USP, além de Eduardo de Campos Queiroz, diretor-presidente; Filomena Siqueira, diretora de Projetos; e Alejandra Meraz Velasco, diretora de Advocacy e Comunicação da Fundação Bracell.
Durante os debates, os participantes destacaram alguns pontos-chave para o avanço efetivo do Regime de Colaboração no país:
A atuação conjunta entre União, Estados e Municípios é essencial para solucionar desafios nos quais esbarra o direito a uma educação de qualidade para todas as crianças no Brasil.
Na educação infantil, essa atuação colaborativa é necessária para garantir investimento adequado e capacidade técnica para abordar as especificidades da etapa em áreas como infraestrutura, currículo, formação de professores e avaliação, de modo a respeitar o tempo da infância e promover oportunidades de desenvolvimento integral e equitativo.
É nesse sentido que a Fundação Bracell busca contribuir, em continuidade ao debate já iniciado no I Simpósio Internacional de Educação Infantil, realizado em junho de 2024 pela Fundação Bracell, com parceria do J-PAL, Insper e IEA-RP/USP, além de cooperação da UNESCO. A íntegra da mesa Regime de Colaboração para a implementação da educação infantil, do Simpósio, pode ser conferida aqui.
16
jul
Documento produzido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e a Fundação Bracell destaca benefícios da colaboração para a qualidade da Educação Infantil.
01
jul
Colocar as políticas educacionais corretas em prática já é difícil o bastante. Mas, na maioria das vezes, é na implementação que elas fracassam. Vamos compartilhar dois achados marcantes. Confira o artigo de Carolina Rivas e David Evans!
09
mai
Para diretora da organização, investimentos nessa etapa são estratégicos para o bem-estar das crianças e para o futuro do país. Saiba mais!