Primeira Infância

Apoiamos o atendimento integral às crianças de 0 a 6 anos, por meio de iniciativas promotoras de equidade de oportunidades de aprendizagem e de condições para o pleno desenvolvimento nessa faixa etária.

Uma fase-chave do desenvolvimento humano

A primeira infância é o período de vida que vai do nascimento aos 6 anos de idade, uma fase-chave do desenvolvimento humano.

O cérebro se desenvolve em ritmo acelerado e as experiências vividas nessa época deixam marcas permanentes, impactando a aprendizagem ao longo de toda a vida.

Por isso, o Marco Legal da Primeira Infância, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal asseguram que as crianças têm direito a todas as condições para o seu desenvolvimento integral, como educação, saúde, alimentação de qualidade e um ambiente familiar estimulante e acolhedor, ente outros.

Dessa forma, garantir políticas públicas eficazes para a primeira infância, na sua integralidade, além de ser um dever do poder público, é também estratégico. Estudos mostram que os investimentos nessa etapa proporcionam resultados positivos a curto e a longo prazo para as crianças e para a sociedade. Entre eles, destacamos abaixo:

Fase-chave do desenvolvimento humano
  • Crianças que passaram por programas para a primeira infância conseguem melhor empregabilidade e melhores salários na vida adulta;
  • Tais programas reduzem o gasto público ao diminuírem a probabilidade de seus egressos se envolverem em crimes e usarem drogas;
  • Considerando a melhoria nos resultados de saúde, criminalidade e renda, o retorno sobre investimento (ROI) na primeira infância, chega a 13%;
  • Promover o desenvolvimento integral na primeira infância requer um trabalho intersetorial, envolvendo por exemplo, a educação, saúde e assistência social; e interfederativo, articulando todas as esferas de governo, municipal, estadual e federal.

Na Fundação Bracell, nós acreditamos na importância de programas de primeira infância como alavancas transformadoras da sociedade brasileira e apoiamos iniciativas que buscam melhorar as políticas públicas para essa faixa etária.

Notas:

As informações dessa página têm embasamento em alguns estudos como: As informações dessa página têm embasamento em alguns estudos como: Perry Preschool Study; Abecedarian; Head Start Impact Studies; The Effective Pre-school, Primary and Secondary Education Project (EPPSE).

Iniciativas apoiadas para a primeira infância

Confira os nossos projetos para Primeira Infância.

Projeto - Por uma política nacional integrada de primeira infância

Por uma política nacional integrada de primeira infância

Apoiamos o Grupo de Trabalho sobre Primeira Infância do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (“Conselhão”) na missão de criar uma política nacional integrada de primeira infância. Nosso parceiro nessa iniciativa é o movimento Todos Pela Educação.