Notícias

Por uma Educação Infantil pública de qualidade, Bauru recebe o Seminário Caminhos da Pré-Escola

Imagem - Por uma Educação Infantil pública de qualidade, Bauru recebe o Seminário Caminhos da Pré-Escola

Evento marcou o início da parceria entre o município e o Projeto Caminhos da Pré-Escola, que reúne J-PAL, Itaú Social e Fundação Bracell na construção de políticas educacionais baseadas em evidências científicas

Na véspera do Dia dos Professores, o município de Bauru (SP) deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento da Educação Infantil. Em 14/10, o seminário “Caminhos da Pré-Escola: currículo, avaliação e equidade na Educação Infantil” reuniu, no auditório da Receita Federal, gestores públicos, educadores e representantes de organizações parceiras para discutir estratégias de aprimoramento das práticas pedagógicas na rede municipal.

O evento marcou o início de um trabalho conjunto entre o poder público local e as instituições parceiras J-PAL, Itaú Social e Fundação Bracell, responsáveis pelo Projeto Caminhos da Pré-Escola, iniciativa que busca fortalecer a Educação Infantil pública com base em evidências.

O evento reforçou a importância de uma Educação Infantil de qualidade e seus impactos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em fase pré-escolar, contando com a presença do secretário municipal de Educação de Bauru, Nilson Ghirardello.

Visão Integrada e Intersetorial

Os especialistas presentes foram unânimes em defender que o sucesso nessa fase educacional depende fortemente da adoção de uma visão integral e intersetorial da educação, que envolva escola, família e diferentes políticas públicas, além da necessidade de basear decisões em evidências concretas sobre o que funciona para o desenvolvimento das crianças.

“Apesar da importância fundamental que uma Educação Infantil de qualidade exerce para o desenvolvimento das crianças, promovendo ganhos no presente e para o futuro, essa etapa ainda é pouco valorizada. Investir na Educação Infantil, priorizar políticas que apoiem uma aprendizagem de qualidade e estabelecer uma base sólida para a trajetória das crianças é urgente para alcançarmos uma sociedade mais próspera para todos”, apontou Filomena Siqueira, diretora de Projetos da Fundação Bracell.

Durante o seminário, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Bauru reforçaram que a busca por equidade na Educação Infantil exige olhar para todas as dimensões da infância: do acesso ao aprendizado à saúde emocional e às condições sociais das famílias. O evento também apresentou iniciativas práticas voltadas à formação docente, à avaliação pedagógica e ao fortalecimento das interações cotidianas entre professores e alunos.

Aspectos Socioemocionais e Cognitivos

Para Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, é essencial avançar nessa direção: “As unidades de educação devem promover um ambiente que estimule o desenvolvimento das crianças, especialmente nos aspectos socioemocionais e cognitivos. Nosso papel é apoiar essa construção, ampliando o alcance e a eficácia das iniciativas que, comprovadamente, impactam positivamente tantos futuros.”

Encerrando o encontro, Márcia Gil, doutora em Educação e consultora independente em Educação Infantil, Alfabetização, Intersetorialidade e Primeira Infância, destacou o mote “cuidar, educar e incluir” como síntese da missão da Educação Infantil. Em sua fala, ressaltou a importância de reconhecer o impacto cotidiano do trabalho docente e a responsabilidade compartilhada de todos que atuam com a infância. “Quem trabalha com crianças exerce um papel privilegiado. Passamos horas com elas todos os dias, e isso deixa marcas profundas no seu desenvolvimento.”

O seminário reforçou o compromisso conjunto das instituições participantes com uma Educação Infantil que una cuidado, aprendizado e inclusão – pilares fundamentais para garantir o desenvolvimento integral das crianças e fortalecer a rede pública de ensino local.

Caminhos da Pré-Escola

O Projeto Caminhos da Pré-Escola é uma iniciativa que busca fortalecer políticas públicas de Educação Infantil com base em evidências científicas. Criado pelo J-PAL América Latina e Caribe, em parceria com a Fundação Bracell e o Itaú Social, a apresentação do projeto e suas perspectivas futuras foram compartilhadas durante o seminário em Bauru.

“Essa iniciativa busca fortalecer as redes públicas de ensino na promoção de uma educação infantil pautada pela qualidade, equidade e inovação, enfrentando desde desafios relacionados às interações entre educadores e crianças até questões estruturais, como currículo, infraestrutura e capacitação profissional e tudo isso baseado em evidências de projetos de educação que estão dando certo em nível global e local”, explica Paula Pedro, diretora executiva do J-PAL.

O projeto tem duração de quatro anos e meio e atua em diferentes estados e municípios brasileiros. A primeira fase foi concluída em 2024 e envolveu a construção de parcerias e a seleção de dois programas promissores alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  • Caroço, voltado ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais a partir da prática do professor;
  • Curiosamente, que promove habilidades socioemocionais e noções matemáticas de forma lúdica e integrada à rotina pedagógica.

Entre 2025 e 2026, os programas serão implementados e avaliados em redes públicas participantes. Já entre 2027 e 2028, o foco será a ampliação das experiências bem-sucedidas e sua adaptação a novos contextos municipais.

Além de Bauru, outras duas cidades já receberam o Seminário Caminhos da Pré-Escola: Feira de Santana (BA) e Camaçari (BA).

Com esse evento em Bauru, o projeto reafirma seu compromisso de aproximar ciência e prática para apoiar decisões educacionais mais efetivas e construir uma Educação infantil pública de qualidade.

Por uma educação infantil pública de qualidade,
Bauru recebe o Seminário Caminhos da Pré-Escola

Notícias Relacionadas