Educação Infantil

Identificamos soluções promissoras para garantir educação de qualidade, com foco no desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos, e ajudamos a transformá-las em políticas de grande escala.

Por uma educação infantil de qualidade

No Brasil, toda criança tem direito à educação infantil. Isso é assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para as crianças de 0 a 3 anos, a frequência à creche é uma opção das famílias, ao passo que para as que têm 4 e 5 anos, a matrícula na pré-escola é obrigatória.

Vivenciar uma educação infantil de qualidade está entre os fatores que mais fazem a diferença para garantir que uma pessoa tenha condições de se desenvolver plenamente ao longo da vida, como apontam estudos longitudinais, que acompanharam crianças por um longo período, tanto no Brasil como em outros países. Veja alguns desses achados, abaixo.

Educação infantil de qualidade
  • Crianças que frequentaram uma pré-escola de qualidade, quando comparadas às que não tiveram essa oportunidade, apresentaram:

– melhor rendimento no Ensino Fundamental;
– menor probabilidade de abandonarem os estudos.

• Ao longo da vida, ter feito a pré-escola gerou:

– maior chance de empregabilidade e de maiores salários;
– menor chance de envolvimento criminal e parentalidade precoce.

• Benefícios por gerações: filhos dessas crianças tiveram melhores resultados em educação, saúde, empregabilidade e vida social.

Cabe ao poder público promover políticas públicas eficazes que garantam o acesso gratuito das crianças à educação infantil de qualidade, capaz de promover seu desenvolvimento e aprendizagem.

No entanto, apesar de 93% (5,6 mi) das crianças de 4 e 5 anos estarem matriculadas na pré-escola no país, a qualidade ainda está muito aquém do necessário para garantir a realização do seu potencial.

A maioria das matrículas (78%) está na rede pública, portanto, é estratégico fortalecer as políticas de educação infantil de qualidade buscando garantir a universalização e melhorar a formação de professores, a infraestrutura, a carreira docente, a estrutura de financiamento e demais condições de implementação de currículos locais referenciados nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular para a etapa.

Os projetos que apoiamos visam enfrentar esses desafios e promover aprendizagens significativas para todas as crianças desde a creche, mas principalmente na pré-escola, etapa de frequência obrigatória.

Professora - Educação Infantil

Por meio da pesquisa aplicada, identificamos e testamos soluções promissoras para alavancar os resultados positivos da educação infantil para as crianças, em especial da pré-escola. Encontradas iniciativas com potencial de expansão, apoiamos a sua transformação em políticas públicas de grande escala.

Iniciativas apoiadas para a educação infantil

Confira os nossos projetos para Educação infantil.

Programas promotores de aprendizagens na pré-escola

A iniciativa visa identificar programas promissores aplicados à pré-escola e testar seu potencial, implementando-os como projetos pilotos e transformando-os em políticas de grande escala, caso seu impacto positivo nas aprendizagens seja confirmado por meio de avaliação. Conta com parceria do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab – J-Pal, um centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza.