Relatório propõe caminhos para fortalecer o Regime de Colaboração na Educação Infantil no Brasil
Documento produzido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e a Fundação Bracell destaca benefícios da colaboração para a qualidade da Educação Infantil.
A Fundação Bracell iniciou suas atividades em 2023, com o propósito de alavancar o poder transformador da educação, para que cada criança possa desenvolver todo o seu potencial e ter uma vida melhor. Para atingir esse objetivo, a organização estabeleceu três pilares de atuação: educação infantil, primeira infância e desenvolvimento de lideranças. Dessa forma, busca atuar em colaboração com governos locais, organizações do terceiro setor e universidades para impulsionar soluções aos desafios específicos de cada território.
De acordo com estudos nacionais e internacionais, pessoas que frequentaram uma pré-escola de qualidade, quando comparadas às que não tiveram essa oportunidade, apresentam mais aprendizagem, menos probabilidade de abandono escolar, mais chances de estar empregadas, além de maiores salários e menos chances de se envolverem com crimes no futuro. Estes benefícios foram observados também nos seus filhos.
“Há um conjunto robusto de evidências comprovando que uma educação infantil de qualidade, pode transformar positivamente a vida de uma pessoa. E para ser de qualidade, essa política pública depende de um contexto em que seja garantido um atendimento, capaz de promover o pleno desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, além de contar com lideranças competentes e comprometidas com sua implementação nos cargos públicos de gestão”, explica Eduardo de Campos Queiroz, diretor-presidente da Fundação Bracell.
O principal foco de atuação da Fundação Bracell é a educação infantil, em particular a pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos, com frequência obrigatória. A fundação identifica soluções promissoras para melhorar sua qualidade e ajuda a transformá-las em políticas de grande escala.
Por meio de parcerias estratégicas, são apoiadas iniciativas promotoras de equidade de oportunidades de aprendizagem e de condições para o pleno desenvolvimento na primeira infância, a fase da vida que vai do nascimento aos 6 anos, na qual se estabelecem as bases para o desenvolvimento humano.
A fundação investe também no desenvolvimento de lideranças comprometidas com a melhoria da educação e das condições de vida das crianças brasileiras por meio do fortalecimento da gestão e implementação de políticas públicas.
Criada em 2023, a Fundação Bracell trabalha para alavancar o poder transformador da educação, para que cada criança possa desenvolver todo o seu potencial e ter uma vida melhor. Organização privada sem fins lucrativos, ela apoia inciativas ligadas aos seus três pilares de atuação: educação infantil, primeira infância e desenvolvimento de lideranças.
A Fundação Bracell integra o ecossistema da Fundação Tanoto, entidade filantrópica concebida por Tinah Bingei Tanoto e seu esposo, Sukanto Tanoto, fundador do Grupo RGE, detentor da Bracell, empresa brasileira de produção de celulose solúvel especial.
16
jul
Documento produzido pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e a Fundação Bracell destaca benefícios da colaboração para a qualidade da Educação Infantil.
01
jul
Colocar as políticas educacionais corretas em prática já é difícil o bastante. Mas, na maioria das vezes, é na implementação que elas fracassam. Vamos compartilhar dois achados marcantes. Confira o artigo de Carolina Rivas e David Evans!
09
mai
Para diretora da organização, investimentos nessa etapa são estratégicos para o bem-estar das crianças e para o futuro do país. Saiba mais!