Educação Infantil precisa de mais atenção no PNE, alerta Fundação Bracell
Para diretora da organização, investimentos nessa etapa são estratégicos para o bem-estar das crianças e para o futuro do país. Saiba mais!
A Fundação Bracell defendeu a priorização da Educação Infantil na formulação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em debate na Câmara dos Deputados.
Durante reunião realizada em 30 de abril, em Brasília, entre o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) e a Comissão Especial do PNE, Alejandra Meraz Velasco, diretora de Advocacy e Comunicação da Fundação, alertou para a necessidade de maior atenção à primeira infância nas políticas públicas educacionais.
“Apesar das abundantes evidências de que investimentos no atendimento à primeira infância – inclusive na Educação Infantil – são os que apresentam maior retorno individual e para a sociedade, esta etapa não recebe a mesma atenção de outras etapas da Educação Básica na política pública, no debate técnico, na estrutura institucional e na destinação orçamentária”, afirmou a executiva.
Instalada no dia 29 de abril, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Tabata Amaral, é responsável por analisar a nova proposta do PNE enviada pelo Ministério da Educação (MEC).
O documento propõe um conjunto de 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias para o período de 2024 a 2034, com o objetivo de garantir que os avanços da Educação Básica e Superior no brasil sejam planejados, articulados e monitorados, a partir de compromissos federativos. A elaboração do plano contou com a participação da sociedade civil, Congresso Nacional, estados, municípios e conselhos de Educação.
Outro avanço importante para a agenda educacional foi a definição do deputado Rafael Brito como relator do projeto de lei complementar do Sistema Nacional de Educação (SNE – PLP 235/19), anunciada na última terça-feira, 6 de maio. A iniciativa é considerada essencial para a criação de condições que viabilizem a implementação do PNE.
Alejandra Velasco destacou que os benefícios da Educação Infantil não se restringem ao longo prazo. “Investimentos em Educação Infantil têm benefícios no bem-estar presente dos bebês e crianças e potencializam ganhos futuros”, afirmou.
Segundo ela, a qualidade nessa etapa é multifatorial, o que torna sua definição complexa. No entanto, o país já conta com normativas que devem ser consideradas pelo novo PNE, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução nº 1 de 2024 do Conselho Nacional de Educação (CNE), pautada nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil atualizados neste ano.
Alinhada a essa preocupação, a Fundação Bracell tem entre suas prioridades a promoção da qualidade da Educação Infantil, especialmente na pré-escola. Com sede em São Paulo e atuação nacional, a organização trabalha em colaboração com governos, organizações do terceiro setor e universidades para desenvolver soluções voltadas aos desafios específicos de seus pilares de atuação: Educação Infantil, Primeira Infância e Desenvolvimento de Lideranças.
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mai
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Objetivo é apoiar lideranças educacionais na aplicação prática de políticas públicas educacionais. A formação é voltada a gestores públicos da área da educação e teve seu primeiro módulo realizado entre os dias 20 e 22, na sede do Insper, em São Paulo.
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Atuação conjunta entre União, Estados e Municípios é essencial para solucionar desafios nos quais esbarra o direito a uma educação de qualidade para todas as crianças no Brasil.