Especialistas abordam caminhos para melhorar a educação infantil no Brasil
Durante o simpósio, foi ressaltada a importância do fortalecimento das políticas públicas, do desenvolvimento de lideranças e de investir na formação integral das crianças.
O J-PAL LAC e a Fundação Bracell estão unindo forças para promover a melhoria da qualidade da educação infantil no Brasil através do projeto “Fortalecimento das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças na pré-escola.” O projeto busca identificar programas pré-escolares promissores, implementá-los, avaliar sua eficácia e apoiar a escala daqueles que realmente melhoram o desenvolvimento integral das crianças.
INSCREVA-SE AQUI >> Até 23/06!
A duração do projeto é quatro anos e meio, sendo dividido em três fases:
Organizações e pessoas implementadoras de programas em pré-escolas.
DATAS | ETAPAS |
De 24/5 a 23/6/2024 | As organizações ou pessoas maiores de 18 anos que tenham um programa desenvolvido e implementado em pré-escolas se inscrevem na chamada. |
Até 28/6/2024 | Divulgação das pessoas ou organizações aprovadas para a formação online. |
De 9/7 a 18/7/2024 | Encontros online de formação. O objetivo da formação é apoiar na construção da teoria de mudança do programa e fazer uma abordagem introdutória sobre tipos de avaliação de programas com enfoque na avaliação aleatorizada, e adaptação de programas aos contextos. A formação consiste em quatro sessões de 2,5 horas. |
Agosto/2024 | Algumas organizações e pessoas que participaram da formação e construíram sua teoria de mudança serão selecionadas e pareadas com pesquisadores da rede J-Pal, que tenham interesse em desenhar e executar a avaliação de impacto do programa. |
Setembro a Outubro/2024 | Pesquisadores da rede J-Pal se candidatam junto com organizações ou pessoas implementadoras para terem o programa implementado e avaliado. Apesar da candidatura conjunta, uma vez selecionado o projeto, o financiamento será separado: Organizações ou pessoas implementadoras receberão um recurso para implementar o projeto e o pesquisador da rede J-Pal receberá recurso para avaliação. |
Dezembro/2024 | Seleção de organizações ou pessoas junto ao pesquisador da rede J-Pal que irão implementar e avaliar programas em municípios. |
Janeiro de 2025 | Início da implementação e avaliação dos programas nos municípios. |
Janeiro a abril de 2026 | Disseminação dos resultados da implementação e avaliação dos programas |
Maio de 2026 a julho de 2028 | Escala de programas de sucesso. Assistência técnica para expandir programas com resultados positivos e avaliação adicional quando necessário, em parceria com os Estados e municípios. |
DATA | CONTEÚDO |
10 de julho (quarta-feira) | Uma introdução à avaliação de impacto |
11 de julho (quinta-feira) | Construção da Teoria de Mudança – parte 1 |
16 de julho (terça-feira) | Construção da Teoria de Mudança – parte 2 |
18 de julho (quinta-feira) | Adaptação de programas de pré-escolas aos diversos contextos |
Em caso de dúvidas, entrar em contato com Priscila Costa, Gerente de Políticas e Pesquisa do J-Pal LAC, através do e-mail: pcosta@povertyactionlab.org
28
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Durante o simpósio, foi ressaltada a importância do fortalecimento das políticas públicas, do desenvolvimento de lideranças e de investir na formação integral das crianças.
25
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22
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