Chamada de programas para fortalecer a qualidade de pré-escolas
27 de maio, 2024
Projeto de quatro anos e meio busca identificar programas pré-escolares promissores
O J-PAL LAC e a Fundação Bracell estão unindo forças para promover a melhoria da qualidade da educação infantil no Brasil através do projeto “Fortalecimento das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças na pré-escola.” O projeto busca identificar programas pré-escolares promissores, implementá-los, avaliar sua eficácia e apoiar a escala daqueles que realmente melhoram o desenvolvimento integral das crianças.
A duração do projeto é quatro anos e meio, sendo dividido em três fases:
Fase 1 (2024):Diagnóstico. Para ter um bom diagnóstico do status da educação infantil no Brasil, vamos estabelecer relacionamentos com secretarias estaduais e municipais de educação, revisar indicadores socioeconômicos e educacionais no Brasil, mapear a literatura existente, revisar experiências bem-sucedidas ao redor do mundo e selecionar organizações ou pessoas que implementam programas em pré-escolas no Brasil através desta chamada, e conectar algumas delas com pesquisadores da rede J-Pal para se candidatarem a receber financiamento para implementar e avaliar seus programas.
Fase 2 (2025–2026):Implementação e avaliação de programas promissores. Implementação e avaliação de programas selecionados em colaboração com municípios e estados.
Fase 3 (2026–2028):Escala de programas de sucesso. Apoiaremos os programas que se provaram eficazes para implementação em escala em parceria com os estados e municípios, e adaptação aos novos contextos (se necessário).
Sobre esta chamada de programas
Público-alvo:
Organizações e pessoas implementadoras de programas em pré-escolas.
Objetivos:
Selecionar programas promissores desenvolvidos para fortalecer a qualidade de pré-escolas;
Oferecer uma formação online para que as organizações ou pessoas aprimorem seus conhecimentos sobre adaptação aos diversos contextos, teoria da mudança, implementação e avaliação de impacto de programas;
Selecionar programas para financiar a implementação e avaliação de impacto em razão de seu potencial para escala.
O que um programa promissor para pré-escola precisa ter para se inscrever?
Objetivos bem definidos, metodologia e estratégia de monitoramento das ações;
Ter sido implementado em alguma pré-escola pública no Brasil, envolvendo ou não a rede municipal;
Ter realizado alguma avaliação seja de processos ou de resultados (desejável, não mandatório);
Ter resultados positivos quanto à aceitabilidade, viabilidade, efeitos nas aprendizagens das crianças, no desenvolvimento infantil, ou na formação de professores averiguados por meio de monitoramento e avaliação (desejável, não mandatório);
Endereçar um problema real, que impacte diretamente na qualidade da pré-escola e, por consequência, na aprendizagem das crianças;
Envolver a participação de técnicos das secretarias de educação em seu desenho e em sua implementação (desejável, não mandatório);
Ter um desenho que permita a implementação em escala.
Quais são as etapas desta chamada de programas?
DATAS
ETAPAS
De 24/5 a 23/6/2024
As organizações ou pessoas maiores de 18 anos que tenham um programa desenvolvido e implementado em pré-escolas se inscrevem na chamada.
Até 28/6/2024
Divulgação das pessoas ou organizações aprovadas para a formação online.
De 9/7 a 18/7/2024
Encontros online de formação. O objetivo da formação é apoiar na construção da teoria de mudança do programa e fazer uma abordagem introdutória sobre tipos de avaliação de programas com enfoque na avaliação aleatorizada, e adaptação de programas aos contextos. A formação consiste em quatro sessões de 2,5 horas.
Agosto/2024
Algumas organizações e pessoas que participaram da formação e construíram sua teoria de mudança serão selecionadas e pareadas com pesquisadores da rede J-Pal, que tenham interesse em desenhar e executar a avaliação de impacto do programa.
Setembro a Outubro/2024
Pesquisadores da rede J-Pal se candidatam junto com organizações ou pessoas implementadoras para terem o programa implementado e avaliado. Apesar da candidatura conjunta, uma vez selecionado o projeto, o financiamento será separado: Organizações ou pessoas implementadoras receberão um recurso para implementar o projeto e o pesquisador da rede J-Pal receberá recurso para avaliação.
Dezembro/2024
Seleção de organizações ou pessoas junto ao pesquisador da rede J-Pal que irão implementar e avaliar programas em municípios.
Janeiro de 2025
Início da implementação e avaliação dos programas nos municípios.
Janeiro a abril de 2026
Disseminação dos resultados da implementação e avaliação dos programas
Maio de 2026 a julho de 2028
Escala de programas de sucesso. Assistência técnica para expandir programas com resultados positivos e avaliação adicional quando necessário, em parceria com os Estados e municípios.
Informações adicionais sobre a formação
A formação é totalmente gratuita.
Ela será ministrada 100% online.
Não é necessário conhecimento prévio.
Para reservar o seu espaço e receber o link das sessões, os participantes são convidados a registar-se indicando a instituição e programa a que estão direta ou indiretamente vinculados.
As sessões serão realizadas através da plataforma Zoom, pelo que se espera que os participantes tenham conectividade adequada para poderem participar com áudio e vídeo.
Se houver mais inscrições do que vagas disponíveis, as vagas serão atribuídas a pessoas das organizações com os programas de educação pré-escolar com maior potencial para serem implementados, avaliados e eventualmente escalados.
Os participantes com pelo menos 75% de frequência nos encontros online receberão certificado.
A formação consiste em quatro sessões de 2,5 horas organizadas da seguinte forma:
DATA
CONTEÚDO
10 de julho (quarta-feira)
Uma introdução à avaliação de impacto
11 de julho (quinta-feira)
Construção da Teoria de Mudança – parte 1
16 de julho (terça-feira)
Construção da Teoria de Mudança – parte 2
18 de julho (quinta-feira)
Adaptação de programas de pré-escolas aos diversos contextos
Inscrições podem ser submetidas até 11 de novembro. O objetivo desse projeto de pesquisa é levantar e analisar produções acadêmicas sobre a fase escolar que abrange a faixa etária de 4 a 6 anos, a fim de mapear os temas já investigados e os principais achados.
Estudo identificará fatores-chave para rematrícula e permanência na pré-escola, além de outros macrotemas fundamentais para a garantia do direito de acesso no Brasil.