Estudo: Crianças com ensino de qualidade na Pré-Escola apresentam melhores níveis de aprendizado
Levantamento apoiado pela Fundação Bracell mostra que crianças em pré-escolas de qualidade têm maiores chances de sucesso escolar. Confira!
Seminário de lançamento reuniu especialistas, gestores e parceiros institucionais para debater importância do brincar e fortalecer qualidade da Educação Infantil pública
Com o objetivo de debater a qualidade e a equidade da Educação Infantil a partir de práticas pedagógicas efetivas, foi realizado o seminário Caminhos da Pré-escola: o brincar como linguagem da infância, em 14/11, em Guarulhos (SP).
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab América Latina e Caribe (J-PAL LAC), a Fundação Bracell e o Itaú Social, o evento reuniu diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil do município.
O seminário integra o projeto Caminhos da Pré-escola, iniciativa em parceria com J-PAL LAC, Fundação Bracell e Itaú Social, que busca fortalecer a Educação Infantil pública.
“A Primeira Infância é o alicerce de todo o percurso educacional e investir na qualidade das experiências oferecidas nesta etapa é investir no futuro de todos. Esse projeto pretende apoiar as redes públicas na melhoria da qualidade e da equidade na Educação, em uma fase importante para o desenvolvimento integral das crianças”, destaca Paula Pedro, diretora-executiva do J-PAL LAC.
Os dados que fundamentam o projeto reforçam a urgência de avanços nessa etapa básica. Segundo o Inep (2024), embora 93% das crianças brasileiras de 4 e 5 anos estejam matriculadas na pré-escola, cerca de 381 mil ainda estão fora dessa fase obrigatória.
Mas o desafio vai além do acesso: falta infraestrutura, com 78% das escolas declarando não dispor de materiais de artes e 34% que não contam com brinquedos, além dos desafios de garantir qualidade na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças pequenas.
A programação do seminário contou com uma mesa de abertura reunindo autoridades municipais e estaduais, além de representantes das instituições parceiras.
Entre os participantes, estiveram Silvio Rodrigues da Silva, secretário municipal de Educação; Minéa Paschoaleto Fratelli, subsecretária municipal de Educação; Daniela Harumi Hikawa, diretora de departamento da secretaria de Educação do município; e Tania Mara de Souza Sampaio, técnica da diretoria de cooperação com municípios da secretaria estadual.
O painel “Qualidade e Equidade: o papel do brincar e das interações na Educação Infantil” contou com Maria Carmem Barbosa, referência nacional em Educação Infantil, e Beatriz Cardoso, doutora em Educação pela USP e fundadora e diretora do Laboratório de Educação (Labedu).
Durante o encontro, escolas da rede municipal compartilharam experiências práticas que valorizam o brincar como linguagem central da Infância, além de estratégias que estimulam a oralidade, a leitura e a escrita desde os primeiros anos escolares.
O seminário marca mais uma etapa do trabalho conjunto entre as redes municipal e estadual, o J-PAL, a Fundação Bracell e o Itaú Social, reforçando o compromisso coletivo em busca de uma educação pública de qualidade, equitativa e centrada nas crianças.
“As unidades de Educação Infantil podem se fortalecer por meio de formações contextualizadas e materiais adequados, promovendo um ambiente que estimule o desenvolvimento das crianças, especialmente nos aspectos socioemocionais e cognitivos. Nosso papel é apoiar essa construção, ampliando o alcance e a eficácia das iniciativas que, comprovadamente, impactam positivamente tantos futuros”, acrescenta Fernanda Seidel, gerente de avaliação e prospecção do Itaú Social.
“Apesar da importância fundamental que a Educação Infantil de qualidade exerce para o desenvolvimento das crianças, promovendo ganhos no presente e para o futuro, ela ainda é pouco valorizada. Investir na etapa, priorizar políticas que apoiem uma aprendizagem de qualidade e estabelecer uma base sólida para a trajetória das crianças é urgente para alcançarmos uma sociedade mais próspera para todos. Nessa jornada, ressaltamos a importância de parcerias sólidas entre o governo, o terceiro setor e a academia para promover políticas consistentes e efetivas”, aponta Filomena Siqueira, diretora de projetos na Fundação Bracell.
O projeto Caminhos da Pré-escola já foi lançado em Camaçari e Feira de Santana (BA) e em Bauru (SP). Com parcerias estratégicas entre governos e sociedade civil, os frutos dessa iniciativa poderão inspirar redes de educação do país inteiro!

21
nov
Levantamento apoiado pela Fundação Bracell mostra que crianças em pré-escolas de qualidade têm maiores chances de sucesso escolar. Confira!
14
nov
Coalizão pela Pré-Escola é lançada em MS com apoio da Fundação Bracell e parceiros para fortalecer a Educação Infantil.
14
nov
Seminário de lançamento reuniu especialistas, gestores e parceiros institucionais para debater importância do brincar e fortalecer qualidade da Educação Infantil…